Jornadas científicas internacionais Outubro/2016

Ainda no capítulo da formação, como actividades de maoir destaque, ralce para realizações de Jornadas científicas internacionais, sendo as primeiras nos dias 21 e 22 de Outubro/2016 no condomínio Belas Bussinnes Park em Talatona-Luanda com cerca de 350 participantes e as segundas Jornadas nos dias 27 e 28 de Abril de 2018, no auditório principal do Memorial Dr. António Agostinho Neto, com cerca de 300 participantes. Esta actividade foi antecedida de um curso pré-jornada no dia 25 de Abril/2018 com participação de 24 médicos de diferentes especialidades.

A abordagem holística da saúde do trabalhador partilhada com todos os sectores da sociedade, tem permitido a participação desta nos eventos científicos avaliado pelos trabalhadores como de bastante relevância, pois servem de palco para discussões dos mais variados temas que constituem as maiores preocupações para os empregadores, empregados, empresas seguradoras, instituições públicas e população geral.

Deve-se igualmente realçar as parcerias com várias empresas que desde as primeiras jornadas têm abraçado a causa, não só com contribuições financeiras e materiais mas de forma bastante significativa com o seu envolvimento na abordagem técnica e científica dos temas propostos para estes eventos.

No âmbito da pós graduação em medicina do trabalho como opção de formação dos médicos em Angola, o CEMT elaborou e apresentou à Ordem dos Médicos, uma proposta de Regulamento do Programa de Formação do Internato Complementar de Medicina do Trabalho, que no quadro da legislação em vigor apresenta as linhas gerais sobre critérios de acesso ao internato, estrutura do programa, conteúdo programático mínimo, competências a seres desenvolvidas e sistemas de avaliação.

A nossa expectativa é que esta proposta sirva de incentivo às instituições de ensino para a criação de interntos médicos que atraiam médicos interessados na formação especializada na área no país.

O CEMT tem participado em outras actividade educativas e de informação como programas de rádio e televisão; semanas de saúde e segurança nas comemorações alusivas do dia mundial de memórias às vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais, congressos e outros.